Empresa do Grupo Arakaki

Menu
Menu

Nossa História

Conheça um pouco da nossa história e como nos tornamos uma das mais tradicionais empresas do setor sucroalcooleiro

Perfil da Empresa

Conheça um pouco mais de nossa história de sucesso aqui

Somos uma das mais tradicionais empresas do setor sucroalcooleiro e estamos no mercado há mais de 40 anos.

Constituída em 25 de fevereiro de 1980 com o incentivo do Pró-alcool. A Alcoeste foi inaugurada em 1982, como uma empresa privada, de capital fechado e possui como atividade principal a transformação de cana-de-açúcar em etanol.

Aquilo que nos move

Missão

Produzir energias limpas de baixo carbono, cana de açúcar, alimentos e subprodutos a partir de matérias primas naturais, cultivando agricultura sustentável.

Visão

Ser uma empresa ágil, rápida nas decisões, reconhecida por melhorar a vida das pessoas, produzir mais e melhor com busca contínua de eficiência, conservando o meio ambiente e atenta às inovações.

Valores

Fé em Deus, integridade e ética, transparência, respeito, relacionamento interpessoal, foco em resultados e sustentabilidade.

Números da Alcoeste

0 +
Anos de Mercado
0 +
Funcionários
0 ha
Área Cultivada
0 m2
Área Construída

Capacidade Produtiva

cana
0 mi toneladas
Moagem Cana de Açúcar por Safra
etanol
0 mi Litros
Etanol por Safra
sugar
0 mil toneladas
Açúcar HVP por Safra
energia-limpa
0 mega Watts
Exportação de Energia por hora

Localização

A Alcoeste está localizada em Fernandópolis, a 550 quilômetros da capital paulista.

Endereço Aministrativo: Rodovia Euclides da Cunha, km 562 – CEP 15613-899 – Fernandópolis – SP

Um pouco da nossa História

O Pró-Álcool ou Programa Nacional do Álcool foi um programa de substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados de petróleo por álcool, financiado pelo governo do Brasil a partir de 1975 devido à crise do petróleo em 1973 e mais agravante depois da crise de 1979.

Nesta época, especificamente em 1978, o Banco do Brasil estava procurando investidores para usinas de álcool. Os empresários de Fernandópolis não sabiam nada sobre a produção de álcool. Sendo assim, o gerente do banco convidou um grupo para conhecer uma usina que estava acabando de ser construída e que também era financiada pelo banco, em Monte Aprazível. Este grupo de empresários era composto por Kosuke Arakaki, Riromassa Arakaki, José Carlos de Mathias e Nagib Aidar.

Quando chegaram a Monte Aprazível, ficaram impressionados com o tamanho do empreendimento. Na viagem de volta decidiram que iriam montar uma usina. Foi quando estruturaram uma associação, porque o banco exigia que tivessem cerca de 20 produtores para financiar o Pró-Álcool. Não financiavam para uma pessoa só.

Foi quando surgiu a necessidade de um local para montar a Alcoeste. Não foi nada fácil, porque as pessoas achavam que a empresa era poluidora. Então, Kosuke Arakaki mostrou sua fazenda ao técnico do Pró-Álcool. Ele analisou, solicitou algumas modificações necessárias e então conseguiram montá-la. Nenhum prefeito da época queria usinas em suas cidades, mas o prefeito de Fernandópolis, Milton Leão, apoiou a instalação.

Como a usina era da sociedade, cada sócio tinha sua propriedade e fornecia cana. Na ocasião houve os prós e os contras. Na verdade, a usina era uma sociedade grande para conduzir os canaviais de todos os sócios, foi quando criaram a Agroente, para administrar a parte rural do negócio.

Alguns dos integrantes da sociedade tiveram problemas técnicos e não conseguiram prosperar, porque não conseguiram entregar a cana à usina, então foram vendendo suas partes da sociedade e Kosuke Arakaki e Riromassa Arakaki foram comprando suas ações e se tornaram sócios majoritários da empresa com 99% das ações.

Em nove de dezembro 2011, a primeira Assembleia Geral Extraordinária que reuniu os fundadores e os membros da família Arakaki, Sr. Kosuke, sua esposa Sra. Angelina e o Sr. Riromassa, com seus filhos sucessores. Na ocasião o Grupo consolidou o processo de profissionalização e implantação da governança corporativa e a criação das holdings familiares e empresariais, elegendo seus diretores e membros do conselho, finalizando assim um grande projeto iniciado em 2009, caracterizando o espírito empreendedor do Sr. Kosuke e do Sr. Riromassa Arakaki.

O conceito de governança corporativa e holdings têm como objetivo organizar a gestão das empresas. Trata-se de um sistema de controle e monitoramento estabelecido pelos acionistas, controladores da empresa, de tal modo que os administradores tomem suas decisões de acordo com os interesses dos proprietários.

A transparência organizacional é o determinante na hora de promover o investimento, por isso as organizações mais desenvolvidas programam um sistema consolidado de governança corporativa.

Diretoria Alcoeste e Agropecuária Arakaki